O fraco envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos é, reconhecidamente, uma dificuldade com que se deparam as escolas.
Os estudos permitem concluir que os benefícios decorrentes do desenvolvimento de uma cultura de participação das famílias justificam, claramente, todo o investimento que possa ser feito no sentido da sua aproximação à escola e, bem assim, do seu envolvimento ativo e esclarecido na vida escolar dos seus educandos, quer através da participação direta na escola, quer consubstanciado num acompanhamento mais eficaz em termos escolares e educativos.
Partindo do reconhecimento de que a existência e a qualidade da relação escola-família influencia positivamente os resultados escolares e educativos dos alunos, este projeto – Escola e Família em Formação/Ação – apresenta-se com a missão fundamental de contribuir para a melhoria do desempenho escolar e educativos dos alunos, promovendo a construção de uma relação próxima e positiva entre a escola e o meio envolvente, nomeadamente através do incremento da participação esclarecida dos pais/encarregados de educação na escola e do seu envolvimento ativo no percurso escolar dos seus educandos.
A equipa responsável pelo projeto